De Campanhã...

ao Pocinho!

por À minha maneira, em 25.09.20

Nestas férias, tinha que fazer alguma coisa de diferente!
Ainda que tenha saído, tenha ido ao cinema, bebericar um cafézinho à beira mar, jantar no shopping, tinha mesmo que fazer algo que marcasse!
E que boa ideia eu tive, fomos de Campanhã ao Pocinho de comboio!

120100587_749896965790172_6611364238903480795_n.jp
Miradouro, é a melhor maneira de navegar no Douro!
Esta é a publicidade que a CP Portugal faz a este percurso que leva 3 horas de viagem em cada sentido!
Após a compra dos bilhetes, iniciamos viagem às 9h 20.
Creio eu que a última vez que apanhei um comboio, fez 19 anos no mês passado e para fazer praticamente o mesmo percurso. Só que nessa altura subi de comboio e desci de barco!
Estava bastante expectante, contudo tinha receio por causa do tempo que se fazia sentir no Porto quando arrancámos.
"Pouca terra, pouca terra", diziam os pais de duas crianças que estavam bastante entusiasmadas e lá fomos nós...
O que dizer sobre esta viagem?

Foi deslumbrante!
Não tirei muitas fotografias, preferi absorver a paisagem sem me distraír com mais nada.
Momentos houve em que nos sentíamos a navegar em pleno rio, por entre montanhas enormes desenhadas com os socalcos que sustentam as vides que nos dão o melhor vinho de sempre!
Paisagens deslumbrantes, encantadoras, nem o tempo cinzento estragou o que a natureza nos oferecia naquele momento.
O Rio Douro foi-nos enchendo a memória de pequenos momentos.
Da primeira vez que fiz esta viagem, fui apenas até à Régua, desta vez fomos mais longe, até ao Pocinho e garanto-vos que a paisagem depois da Régua também é de cortar a respiração, os montes de socalcos dão lugar às montanhas de granito numa zona onde o rio parece emagrecer por entre aqueles monstros de pedra!
Foi lindo!
Entretanto, ao fim de 3 horas de viagem, chegamos ao Pocinho!
E aqui vem aquela parte do passeio, que correu menos bem!
Foi ali que percebemos não ter feito o trabalho de casa, pois chegados ao destino, temos uma envelhecida estação de comboio, no exterior dois restaurantes e a paisagem para apreciar!
E agora?
Só temos comboio daqui a 4 horas , o que vamos fazer?
Almoçamos e bem n'O Gaveto, fica mesmo ali ao lado da estação.
Apanhamos um táxi e fomos até a Vila Nova de Foz Côa que dista 5/6 km do Pocinho.
Não vou aprofundar mais, até porque nada se passava na vila! E entre o ir, o dar uma voltinha no centro da vila e o regressar à estação, o tempo passou...
O regresso fez-se ao final da tarde, a paisagem não mudara, mas o entardecer conferiu-lhe um novo encanto!
Imagens que guardarei na memória.
E o anoitecer que entretanto acontecera, com o nevoeiro que parecia descer por entre as montanhas, a tonalidade cinzenta de tudo aquilo que os meus olhos viam, são momentos que ficam!
Enquanto isso, os nossos dedos entrelaçavam-se e os corpos descansavam de um dia proveitoso, mas cansativo!
Um dia diferente, mas único!